domingo, 13 de junho de 2010
Obra de Naif Nerival
Uma festa tradicional onde todos se divirtam com muita dança e comidas típicas. Temos a crença de que esta festa seja originária do Nordeste, porém não passa de um mito; na verdade ela vem do mundo inteiro. Hoje em dia está mais caracterizada pela nossa cultura.
Começou na Europa, com êxito, a homenagem à São João e com o nome Joanina chegando ao Brasil no período colonial pelos portudues que trouxeram a dança da França, os fogos vieram da China, da Ibéria veio a dança de fitas a qual também existia na Espanha e Portugal e no Brasil as quadrilhas.
Embora com todas essas culturas, as tendencias foram especificamente no Nordeste onde engloba mais caracteristicas como por exemplo, a dança na qual eles fazem passos mais arrastados, ou seja o FORRÓ que com muita animação faz com que a festa vá até o sol raiar.
"O corpo expressa não somente nossa história individual, mas também a história de uma sociedade."
Conseguimos analizar na obra que a festa junina traz a felicidade e o bom astral pelo fato de um sorriso, os corpos deles nos mostra o entusiasmo de todos, e ao dançarem é um só corpo, dançam proximo para a beleza visual e também para a paquera.
"Os sentidos se intercomunicam, formando uma síntese, perceptiva, que é uma expperiência pré-objetiva e pré-consciente."
Um lazer praticado por espontaneidade, com muitas caracteristicas lúdicas, o astral se revigora trazendo o bom humor e mostrando o sorriso de todos, essa festa nos propicia contato com a sociedade, independente de onde é realizada, desde uma colaboração financeira com a festa até o simples fato de estar ajudando voluntáriamente.
" O Lazer interfere decisivamente nas relação de trabalho."
A cultura expressa atraves da decoração, vestimenta, comida e musicalidade. O tradicional chapéu de palha, as roupas coloridas, a sanfona, o violão e etc. A Quadrilha tão realizada nas festas é um modo de interação, diversão, sociabilização, cooperação e um jogo elaborado de uma forma lúdica, fazendo todos participarem por prazer, apesar de todo entusiasmo não é uma festa banal.
" Adinâmica do jogo permite a emeregência de valores genuínos, em lugar daqueles que, normalmente, são impostos."
(Oliveira, V.M, O que é educação física?. Ed.brasiliense, pag 99)
(Camargo, Luiz O.L. O que é lazer?, 1989. ed brasiliense)
(Gonçalves, Maria A.S. Sentir, pensar, agir corporeidade e educação. Campinas-SP,Papirus - Sp, 1994)
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário