Para definir o que é Educação Física precisamos saber um pouco da história.
O Pensamento mais comum é “ESTUDO DO FÍSICO”, mas tem outros valores como: morais, sociais, éticos e políticos. Então o pensamento foi para “ESTUDO PELO FÍSICO”.
Começando os estudos pela Grécia antiga, onde se desenvolveu a Educação Física, mas para eles era um movimento humano que passava a ser a ginástica de hoje (treinamento físico).
Platão foi uma das pessoas a contribuir com um dos conceitos como: “de equilíbrio entre corpo e espírito ou mente.
Nessa época, a relação entre homem e mulher era o homem guerrilhava e a mulher reproduzia, era obrigada a ter relações com o homem que a quisesse, o amor mesmo só existia entre dois homens. O preconceito com as mulheres, em que pinturas se usassem muita roupa era uma mulher pecadora.
No Egito antigo as práticas de Educação Física era a corrida.
Na Roma antiga a Educação Física estava nos treinamentos físicos, voltados para a guerra, era uma visão militarista, onde aparece também o jogo com bola e que crianças e adultos não eram diferentes.
Depois da Revolução Industrial aparece o Lúdico, porém antes não tinha tempo definido, para lazer e trabalho.
Em 1940 o Eugenismo apareceu, pessoas mais fortes, mais estruturados, porém não satisfeitas com seu próprio corpo, e mudar o quem é.
Em 1950 o Higienismo a limpeza das pessoas, elas faziam ginástica como higiene, e cuidados com a saúde (corpo saudável).
Em 1960 a Ginástica Alemã era o militarismo.
E em 1970 Tecniscismo os atletas estavam em formação para os jogos olímpicos modernos, quando o Brasil foi tricampeão mundial. E teve também o “Pão e Circo” uma política de distração e alimentação.