domingo, 13 de junho de 2010

Obra de Naif Nerival



        Uma festa tradicional onde todos se divirtam com muita dança e comidas típicas. Temos a crença de que esta festa seja originária do Nordeste, porém não passa de um mito; na verdade ela vem do mundo inteiro. Hoje em dia está mais caracterizada pela nossa cultura.
        Começou na Europa, com êxito, a homenagem à São João e com o nome Joanina chegando ao Brasil no período colonial pelos portudues que trouxeram a dança da França, os fogos vieram da China, da Ibéria veio a dança de fitas a qual também existia na Espanha e Portugal e no Brasil as quadrilhas.
        Embora com todas essas culturas, as tendencias foram especificamente no Nordeste onde engloba mais caracteristicas como por exemplo, a dança na qual eles fazem passos mais arrastados, ou seja o FORRÓ que com muita animação faz com que a festa vá até o sol raiar.

      
"O corpo expressa não somente nossa história individual, mas também a história de uma sociedade."


Conseguimos analizar na obra que a festa junina traz a felicidade e o bom astral pelo fato de um sorriso, os corpos deles nos mostra o entusiasmo de todos, e ao dançarem é um só corpo, dançam proximo para a beleza visual e também para a paquera.

"Os sentidos se intercomunicam, formando uma síntese, perceptiva, que é uma expperiência pré-objetiva e pré-consciente."

Um lazer praticado por espontaneidade, com muitas caracteristicas lúdicas, o astral se revigora trazendo o bom humor e mostrando o sorriso de todos, essa festa nos propicia contato com a sociedade, independente de onde é realizada, desde uma colaboração financeira com a festa até o simples fato de estar ajudando voluntáriamente.
" O Lazer interfere decisivamente nas relação de trabalho."

A cultura expressa atraves da decoração, vestimenta, comida e musicalidade. O tradicional chapéu de palha, as roupas coloridas, a sanfona, o violão e etc. A Quadrilha tão realizada nas festas é um modo de interação, diversão, sociabilização, cooperação e um jogo elaborado de uma forma lúdica, fazendo todos participarem por prazer, apesar de todo entusiasmo não é uma festa banal.

" Adinâmica do jogo permite a emeregência de valores genuínos, em lugar daqueles que, normalmente, são impostos."


(Oliveira, V.M, O que é educação física?. Ed.brasiliense, pag 99)
(Camargo, Luiz O.L. O que é lazer?, 1989. ed brasiliense)
(Gonçalves, Maria A.S. Sentir, pensar, agir corporeidade e educação. Campinas-SP,Papirus - Sp, 1994)

quarta-feira, 19 de maio de 2010

Ciencia

Cientistas vistos como os loucos...
mas parando para analisar, eles fazem pesquisa do que nós não fazemos, eles saem do senso comum
o que todos deveriamos sair, o senso comum não se passa de mitos e agora a ciencia vem tendo um pensamento complexo e não mais cartesiano.
Cartesiano:  dividir o objeto de estudo a fim de melhor entender, compreender, estudar, questionar, analisar e criticar esse pensamento é de Descartes.
  Paul Davies
"Podemos continuar a dar valor aos sistemas de crenças das outras culturas, ao mesmo tempo que reconhecemos que o conhecimento científico é algo de especial que transcende a cultura."


Já a Nova Ciencia nos mostra que tudo é pela base da complexidade. O corpo mesmo, não podemos dividir ele é o Todo.

 
Isso é o corpo.
Não podemos falar que para dançar vou usar só a perna, e sim vou falar vou usar meu corpo, da mesma maneira que tiver um bolo pronto, eu falo vou comer o bolo e não vou comer farinha, ovo e etc.
Precisamos de todas as partes do corpo para fazermos tudo, mesmo que não aparenta a utilização de todos as partes.


O corpo "fragmentado" seria a compreensão do corpo de forma reducionista, visando primordialmente aspectos aspectos técnicos ou biológicos. O corpo "sociocultural ou político" compreenderia uma visão crítica do corpo e do seu papel na sociedade. Ambos estariam nas extremidades do continuum. Nas posições intermediárias (corpo "intermediário" ), o corpo é visto como um todo integrado (corpo-mente), entretanto, desconsiderando os aspectos socioculturais que o marcam e influenciam. Citado por:  Sílvia Maria Agatti Lüdorf

sexta-feira, 30 de abril de 2010

Jogos

Jogos Cooperativos, para unir todos os integrantes, fazer com que aprendam a trabalhar em grupos, sem tornar a rivalidade e fazendo a diversão de todos sem exclusão de ninguém.

Jogos Competitivos, maneira de fazer com que as pessoas lutem pelos potenciais de cada uma e não espere tudo pelos outros.

Classificação dos jogos:

Jogos Olímpicos

Já era praticado há mais de 2.700 anos na Antiga Grécia, com finalidade de celebração aos deuses. Em 393 e 394 o Imperador Teodósio I terminou com os jogos. Por um sonho de reviver o Jogos Olímpicos Coubertin organizou um congresso internacional em 1894 em Paris para criar o COI (Comitê Olímpico Internacional), onde ser tornou o Pai dos Jogos Olímpicos. Dois anos se passaram e os primeiros jogos olímpicos da era moderna estava começando na pátria dos jogos, em Atenas na Grécia e até sua morte em 1937 ele foi o presidente honorário do COI.
A Abertura dos jogos olímpicos foi um improviso do Rei George 1° da Grécia, mas que tornou marca registrada nas cerimônias de abertura:
"Declaro abertos os Primeiros Jogos Olímpicos em Atenas"

Em 1900 as olimpiadas foi em Paris, mas devido a uma exposição universal e inauguração da Torre Eiffel os jogos não foram prestigiados como deveria ter sido, foi por improvisos e provas feitas em lugares não apropriados.
1904 Saint Louis coincidiu com uma exposição mundial e novamente foi fracassado, o primeiro e unico jogos modernos racistas, lembrando que nos jogos olímpicos da era antiga racismo na época era normal. Na maratona o Fred Lordz disse que estava cansado pediu carona para levar a casa dele, pois como ficou perto da chegada disfarçou e foi correndo para dizer que era o vencedor, na hora da entrega do premio o motorista o entregou, dizendo que tinha lhe dado carona.
1908 Londres, mas uma vez desampontados por ter uma feira franco-britanica, que tirou o brilho dos jogos, e também os ingleses impuseram suas proprias regras, deixando de lado as sugestoes do COI e por conta choveu quase todos os dias, dificultando as provas.
1912 realizada em Estocolmo, o número de atletas ultrapassou a barreira dos dois mil, com mais de 50 mulheres.Muito bem organizado.
(Um fato incomum: Francisco Lázaro, um carpinteiro português de 23 anos, disse antes da corrida: "ou ganho ou morro". Pois morreu mesmo, durante a corrida, de esgotamento e insolação.)
1916 não teve os jogos devido a Guerra Mundial.
1920 em Antuérpia inaugurou-se aí a bandeira com os cinco círculos interligados, que até hoje já é um registro.
1924 em Paris novamente, mas nessa a organização foi otima.
1928 Amsterdão a primeira vez que se acende a chama Olimpica e nesse ano teve a permissão de mulheres no atletismo.
1932 Los Angeles um erro dos juizes fez com que os corredores da prova de 3000m dessem mais uma volta, onde um finlandês deixou de ganhar e a equipe da Argentina provocou uma desordem.
1936 Berlin, Hitler utilizou os jogos para propagandas politicas, do seu regime e da raça branca.
1940 e 1944 2°Guerra Mundial, sem jogos!
1948 em Londres, não foram convidados Alemanha e Japão, pelo o ressentimento da Guerra.
1952 em Helsinque foi a primeira vez da União Soviética participando e conseguiu o primeiro lugar em total de medalhas.
1956 Melbourne, primeira vez no Hemisferio Sul.
1960 na Roma, estreia da cobertura ao vivo pela televisão e tendo um atleta correndo descalço venceu a maratona (Abebe Bikila), tendo também um erro dos juizes da natação dando a vitória a um australiano que e segundo a um americano, que depois os filmes mostram o erro.
1964 Tóquio, entrada do voleibol nas olimpiadas.
1968 México, esses jogos foi marcado pela tragédia de policiais que mataram 70 estudantes durante uma manifestação. Teve também novidades com laboratórios de doping e determinação de sexo, células foto-elétricas para definir o vencedor nas corridas, cronômetros modernos.
1972 Munique, havendo também uma tragédia um palestino, que invadiu o edificio onde estavam o atletas israelenses e fazendo de reféns pedindo a liberação de 200palestinos presos.
1976 Montreal, inaugurando uma era da utilização dos jogos para fins politicos.
1980 realizada em Moscovo, os Estados Unidos, Alemanha, Canadá e Japão não participaram, pela invasão do Afeganistão pela União Soviética.
1984 em Los Angeles, pelos fato dos jogos passados a Russia e seus aliados não participaram, usando como pretesto racismo(porém foi pelo no ano anterior os paises nao terem comparecidos).
1988 em Seul, Vuba e Coreia do Norte boicotaram os jogos.
1992 Barcelona, Primeira vez que aconteceu os jogos sem boicotes desde os jogos de Munique de 1972. COI permitiu apartir dai a participação de profissionais.
1996 Atlanta, Centenário das Olimpiadas da Era Moderna, onde os jogos foi totalmente financiado por empresas privadas, mas uma tragédia deixou marcado o centenário, um atentado de Eric Rudolf (preso em 2003) a bomba no Parque do centenário, matando duas pessoas e mais de cem feridos.
2000 Sydney, os jogos mais organizados onde se preocuparam com o meio ambiente.
2004 Atenas, Jogos voltaram ao seu local de origem, os gregos pensavam em não dar conta da organização, mas tudo foi perfeito e teve uma linda abertura.
2008 em Pequim, teve-se uma proposta a boicotar a abertura desse ano em protesto a repressão chinesa do Tibete, mas nada feito.
Nos jogos olímpicos tem o fair play um jogo limpo, honesto e respeitando o adversário.

quinta-feira, 15 de abril de 2010

Atividades Aquáticas

           As atividades aquáticas são um meio de ajuda para alguns e para outros uma diversão!

Hidroginástica




               Sabendo que a hidroginástica não é uma atividade para idosos, o que muitos pensam.

A Hidroginástica, mas conhecida como Hidro, é uma atividade que ajuda as pessoas com problemas de respiração, ajuda nos problemas cardiovasculares e musculares, por tratamento de flexibilidade, coordenação motora e relaxamento. Uma atividade que precisa do conceitual, procedimental e atitudinal.



Para fazer a aula, precisa de uma teoria, para que não se prejudicar, aprendendo os movimentos a força e os jeitos, quando entrar a água (temperatura 28-29ºC) sabendo o que será praticado, e com ajuda de profissionais, depois reconhecendo os benefícios que esta te proporcionando.

Na Hidroginástica todos acham que é um pratica fácil, que não se exigem muito, mas estão enganados, pois a força que fazemos fora é a mesma de dentro da piscina, mas na Hidro acaba sendo com menos impacto, o que parece ser mais fácil. Fazendo nos proporcionar um bem estar.

domingo, 28 de março de 2010

Sepaktakraw e Kabaddi

Sepaktakraw um esporte que ninguém da sala conhecia, e eu também não conhecia,
um esporte competitivo, com colaboração do adversário, pois se deixar a bola cair ponto para o adversário.
As regras desse esporte, são praticamentes iguais a do futvolei, mas não tocamos com a mão,
é jogado em uma quadra um pouco menor que uma de vôlei, e com a rede mais baixa. As jogadas,
eles tem que ter flexibilidade, e um pouco de entendimento das artes marciais, pois usam a perna
 para tocar a bola um ao outro e para passar para o outro lado.

Apresentamos o Kabaddi também um esporte porém precisa de um condicionamento fisico exelente,
para ter bastante resistencia. Ele é jogado assim, 7 participantes de cada lado.. um vai para o ataque
e começa a falar "Kabaddi", e o que estiver com um força melhor se solta, corre para segurar o adversário,
sendo que esta segurando a respiração, isso se encerra ou quando um dos ambos respira, ou o adversário que invadiu o espaço consegue voltar a sua area. Para nao ocorre falhas de respirar eles tem varios juizes.
 Um esporte competitivo.

segunda-feira, 1 de março de 2010

Xadrez

Um Jogo lúdico, eu já conhecia o xadrez porém não jogava , pois não tenho paciência para jogar,é um treino de psicológico, de lógica, muita calma, e sou muito agitada para jogar, mas jogando no clube foi uma ótima experiencia.
As regras são mais complicadas do que a Dama (as regras da dama, são básicas, perto do xadrez),
as do Xadrez cada peça tem um movimento diferente.
O Rei ele se move para qualquer lado, mas uma casa por vez, a Rainha todos os lados, quantas casas forem necessárias, a Torre para qualquer vertical ou horizontal, quantas casas forem necessárias, o Bispo apenas na diagonal, quantas casas forem necessárias, o Cavalo anda em "L" e o Peão só anda para a frente e captura pela diagonal.
O Objetivo do Xadrez é capturar o Rei, fazendo Xeque ou Xeque-Mate, se for xeque o rei ainda tem alguma escolha para sair do xeque, mas se no caso for xeque-mate isso já acabou o Jogo!

sexta-feira, 26 de fevereiro de 2010

Lúdico

Tem sua origem na palavra "Ludus" vem do grego: jogo e do latim: brincar.
Huizinga define lúdico dessa maneira:
" O Jogo é uma atitude ou ocupação voluntária, exercida dentro de certos e determinados limites de tempo e de espaço, seguindo regras livremente consedidas, mas absolutamente obrigatórias, dotado de um fim em si mesmo, acompanhado de um sentimento de tensão e de alegria e de uma consciência de ser diferente da vida cotidiana."
Lúdico um jogo ou uma brincadeira feita com prazer, que tem regras, seriedade, diversão, espontaneidade, liberdade e competição.
No esporte, o Lúdico apenas aparece com algumas caracteristica, então não se torna lúdico.
Assistindo o filme:"Filhos do Paraíso", percebe o lúdico implícito e o explícito.
O implícito o jogo deles é de esconder do pai que Allí perdeu o sapato da irmã, e o explícito em um jogo militarista, com treinamentos para a competição, onde Allí só quiz competir para ganhar em terceiro colocado, que o premio era um tenis, que ao ganhar iria trocar por sapatos novos para a irmã.

quinta-feira, 25 de fevereiro de 2010

Brincadeiras!

No Quadro Jogos Infantis - Pieter Bruengel, tem mais de 80 brincadeiras, onde crianças e adultos não tem restrições com as brincadeiras, por que no seculo XVI, trabalhos e lazer não era definido com tempo, então todos brincavam juntos, não tinha problemas em brincadeiras e diferença de idades.
Mas no caso de hoja as crianças não gostam de brincar com adultos e vice-versa.
E vendo também essas brincadeiras, percebi que todos conhecem a maioria das brincadeiras, mas cada um com a sua cultura, com outro nome ou até com modificações nas regras, porque a cada geração ou a cada cultura tem seu modo, o  jeito que se aprendeu.

sexta-feira, 12 de fevereiro de 2010

O que é Educação Física?

Para definir o que é Educação Física precisamos saber um pouco da história.

O Pensamento mais comum é “ESTUDO DO FÍSICO”, mas tem outros valores como: morais, sociais, éticos e políticos. Então o pensamento foi para “ESTUDO PELO FÍSICO”.

Começando os estudos pela Grécia antiga, onde se desenvolveu a Educação Física, mas para eles era um movimento humano que passava a ser a ginástica de hoje (treinamento físico).

Platão foi uma das pessoas a contribuir com um dos conceitos como: “de equilíbrio entre corpo e espírito ou mente.

Nessa época, a relação entre homem e mulher era o homem guerrilhava e a mulher reproduzia, era obrigada a ter relações com o homem que a quisesse, o amor mesmo só existia entre dois homens. O preconceito com as mulheres, em que pinturas se usassem muita roupa era uma mulher pecadora.

No Egito antigo as práticas de Educação Física era a corrida.

Na Roma antiga a Educação Física estava nos treinamentos físicos, voltados para a guerra, era uma visão militarista, onde aparece também o jogo com bola e que crianças e adultos não eram diferentes.

Depois da Revolução Industrial aparece o Lúdico, porém antes não tinha tempo definido, para lazer e trabalho.

Em 1940 o Eugenismo apareceu, pessoas mais fortes, mais estruturados, porém não satisfeitas com seu próprio corpo, e mudar o quem é.

Em 1950 o Higienismo a limpeza das pessoas, elas faziam ginástica como higiene, e cuidados com a saúde (corpo saudável).

Em 1960 a Ginástica Alemã era o militarismo.

E em 1970 Tecniscismo os atletas estavam em formação para os jogos olímpicos modernos, quando o Brasil foi tricampeão mundial. E teve também o “Pão e Circo” uma política de distração e alimentação.

quarta-feira, 3 de fevereiro de 2010

Inicio da Faculdade

Oie.

Nessa semana entrei na faculdade de Educação Física na Unicid, um curso

que me interessei depois que comecei a participar de uma escola de dança

Cia Passo a Passo, onde lá fui a primeira aluna e estou até hoje,

e virando uma professora(uma realização).

No ano passado estava cursando o 3° ano do ensino médio, ano de vestibular

E a grande dúvida aparece a todos, comigo não foi diferente ai vem ao pensamento,

O que gosto de fazer? Será que é isso mesmo que eu quero?

E mesmo assim ainda não tinha uma decisão do que eu queria para o meu futuro,

comecei a pensar em um curso que me agradaria,teria que ser um curso que tenha dança,

que envolva movimento, e assim veio o pensamento em fazer faculdade de Dança,

mas lá seria balé e jazz a maior parte do curso e minha área é Dança de Salão,

não que teria descartado, mas naqueles dias não era o que eu queria,

e ainda continua não sendo.

Então logo pensei em Educação Física, um curso que fala sobre dança, existe muito movimento, e também me deram muitos conselhos que seria bom, já que eu me

interesso por esportes também. E então comecei a procurar vestibulares,

foi então quando minha profª de dança me falou da Unicid,

onde ela cursou e falou que gostou muito do curso, ai comecei a procurar

saber da data do vestibular, consegui, me inscrevi e passei.

Depois ainda pensei que tivesse feito uma escolha errada,

mas com o começo da faculdade percebi que foi uma escolha

que tem tudo a ver comigo.

E estou ansiosa, em conhecer as coisas novas que estou para aprender.

Estou adorando conhecer pessoas com os mesmos objetivos e vou adorar conhecer ainda mais.